Acessibilidade: Um direito de TODOS.

Imagine:
Você, um alto executivo(a) que teve  parte dos seus movimentos inferiores afetados após sofrer um acidente, chegando para trabalhar com sua cadeira motorizada, aperta o botão do elevador do prédio comercial e em poucos minutos até quem sabe segundos, chega até seu escritório, confortável e sem nenhum constrangimento, afinal todos os caminhos foram acessados com autonomia.
             
Imagine agora se ao chegar você encontrasse 12 andares de escada, tendo de ser carregado no colo por duas ou até 3 pessoas, mais uma pessoa para carregar a sua cadeira, Opa! Esqueci, a sua cadeira é motorizada e pesa mais de 50kg! Teria que deixá-la na portaria do condomínio comercial, isso claro, se tivesse espaço e alguém que pudesse cuidar.


            O problema é que muitas vezes nosso egoísmo não nos deixa capaz de pensar que, assim como nós conseguimos HOJE, AMANHÃ sempre será um novo dia, e assim como existem pessoas que nascem com algum tipo de limitação de movimento ou visão, existem também pessoas que a partir de algum acidente podem precisar de um acesso mais fácil com autonomia. Todas as pessoas tem o direito de ir e vir, independente da sua situação ou estado físico. Quando construímos, ou reformamos algum local, seja de acesso privado ou público, temos que pensar que um dia vamos receber alguém que precise de acesso especial, temos que lembrar que além de termos pessoas mais velhas em nossa família ou vizinhança, também vamos envelhecer e que também podemos ou iremos algum dia passar por dificuldades de locomoção seja por acident, seja por idade.

     Agora olhe para este jovem ao lado. Ele não tem ninguém por perto para que possa ajudá-lo a descer as escadas em frente ao prédio.
     Agora pense que este jovem, cheio de planos, cheio de sonhos, apesar das suas limitações, poderia ser o estagiário que sua empresa precisa.
     É claro que como estamos nos referindo a um ambiente externo poderia ser colocada uma rampa, mas também poderia ser instalada uma plataforma de acesso de 2 paradas, que permitisse com que este rapaz com olhar triste, mas cheio de sonhos pudesse ter a mesma dignidade e direito de ir e vir que qualquer pesso atem.

 A igualdade e a inclusão social começa aí:
Todos somos iguais e com direitos iguais independente de raça,
cor, sexo, posição social e independente das limitações.

O que falta para o Ser HUMANO, é justamente Ser MAIS Humano.

ACESSIBILIDADE: UM DIREITO DE TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário